Bióloga conselheira do CRBio-07 é eleita Pesquisadora Emérita do CNPQ

5 de abril de 2022

A Bióloga Norma Catarina Bueno (CRBio 18.248/07-D), conselheira do Conselho Regional de Biologia da 7ª Região – CRBio-07, foi eleita Pesquisadora Emérita do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), edição 2022. O prêmio é outorgado pelo CNPq aos pesquisadores brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil há pelo menos dez anos, pelo conjunto das respectivas obras científico-tecnológicas e pelo renome desses pesquisadores junto à comunidade científica.

A Bióloga atua na área de taxonomia e ecologia de algas de água doce em ambientes continentais, especialista na família Characeae. Atualmente, é docente permanente do Programa de pós-graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (Unioeste/Cascavel, desde 2010). Coordenou o Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais (2010- 2014). É curadora do Herbário UNOPA, cadastrado no Index Herbariorum e na rede de Herbários do Brasil. Membro atual do Comitê Assessor da Fundação Araucária, atuando como vice-coordenadora na área de Ciências Biológicas (2020- 2024). Publicou 77 artigos científicos, livros sobre as Carofíceas do Brasil em função da flora do Brasil 2020, coordenadora de 13 projetos de pesquisa com financiamento pelos órgãos de Fomento (CNPq, Finep, Fundação Araucária). Pesquisadora científica junto ao projeto PONDERFUL – POND Ecosystems for Resilient Future Landscapes in a changing climate, financiado pela Comunidade Europeia.

A solenidade de premiação será realizada no dia 4 de maio no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. À semelhança das edições anteriores, o evento contará com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Presidente do CNPq, em cerimônia conjunta na qual também acontecerá a solenidade de diplomação dos novos membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC).