Bióloga brasileira é a vencedora do prêmio internacional Future for Nature

20 de fevereiro de 2019

A Bióloga Fernanda Abra (89.818/01-D) foi uma das três vencedoras do Prêmio Future for Nature Awards 2019, que premia iniciativas inovadoras para proteção aos animais e plantas silvestres. Fernanda e os outros dois vencedores Olivier Nsengimana, de Ruanda, e Divya Karnad, da Índia, concorreram com 125 projetos do mundo inteiro. Eles receberão o prêmio de 50 mil euros no Royal Burgers ‘Zoo, em Arnhem, na Holanda em cerimônia no dia 3 de maio.

Fernanda foi premiada por sua atuação como voluntária em um projeto de conservação de antas, tamanduás-bandeira, lobos guará, onças pintadas e outros animais silvestres no Mato Grosso do Sul. O trabalho dela tem foco na diminuição dos casos de atropelamento dessas espécies com a adoção de medidas preventivas de proteção e análise e coleta de dados.

Ela também é uma das sócias da empresa ViaFauna, que desenvolve um sistema eletrônico com sensores para informar a presença de animais na pista, por meio de mensagens em painéis, aos motoristas que trafegam em uma rodovia.

Fernanda é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

Conheça mais sobre o projeto da Fernanda na revista BIOPARANÁ 37.

fernanda abra1