Aplicativo permite registrar observações georreferanciadas de animais

9 de maio de 2022

O Sistema de Informação em Saúde Silvestre – SISS-Geo é um aplicativo grátis que registra, em tempo real, fotos e informações de animais, com localização geográfica automática por satélite, mesmo quando não há rede de internet e telefone, funcionando off-line.

O SISS-Geo foi desenvolvido pelo Centro de Informação em Saúde Silvestre (CISS) da Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

Os colaboradores contribuem para identificar animais silvestres sadios, mortos ou doentes e ativar o alerta de doenças que podem matar animais e pessoas, possibilitando rapidez nas ações de vigilância, prevenção e controle  de surtos como os da febre amarela, raiva e outros.

Os registros enviados são verificados pela equipe SISS-Geo Fiocruz ou por especialistas que identificam as espécies, quando a fotografia e as próprias características das espécies permitem. Quando o registro é validado, o colaborador recebe a informação por e-mail da espécie do animal registrado, por isso, não se esqueça de cadastrar um e-mail. Leia também o “Termo de Uso”, que garante a autoria do colaborador sobre os registros.

:: Baixe pelo Google Play
:: Baixe pelo App Store