Aplicativo auxilia na educação ambiental sobre manguezais

18 de novembro de 2022

Idealizado pelo Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o aplicativo Ecomangueando é mais uma ferramenta para educação ambiental sobre os manguezais. Funciona como um guia sobre manguezais com textos e imagens sobre o conceito, importância ambiental, impactos sofridos e até a legislação sobre a área. Além disso, traz detalhes sobre os animais e plantas que vivem no mangue.

O aplicativo se divide em cinco ícones: conhecendo o manguezal; dicas e curiosidades (contendo um quiz); um catálogo da flora e fauna, com fotos e nomes dos organismos que habitam o ecossistema; visita virtual ao Rio Acaraú; e um mapa dos manguezais no Brasil, por meio do qual é possível apropriar-se da especificidade de cada região ao longo de toda costa brasileira. Também conta com audiodescrição dos textos para garantir maior acessibilidade.

O Ecomangueando é resultado de um projeto de pesquisa da aluna Lídia Nogueira de Queiroz, do curso de Ciências Biológicas do IFCE, e do aluno Francisco Ítalo Félix Fernandes, do curso de Ciências da Computação, da mesma instituição. O trabalho foi desenvolvido sob orientação da professora Bióloga Rafaela Camargo Maia (CRBio 67.187/05-D), coordenadora do Laboratório de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), e da professora Francisca Raquel de Vasconcelos Silveira.

A Bióloga ressalta que o aplicativo surge com a ideia de ampliar as ações do laboratório e o conhecimento sobre manguezais. “Esse é o primeiro software educativo para manguezais que nós temos notícia”, enfatizou Rafaela ao Diário do Nordeste.

:: Baixe o app (disponível apenas no Google Play)


* Com informações do IFCE