O CRBio-07 esteve presente no workshop “Conservação de mamíferos da Floresta com Araucária”, promovido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Cascavel. A Dra. Norma Catarina Bueno (18.248/07-D) representou o CRBio no evento, que foi coorganizado pelo Dr. José Flávio Cândido Jr (23.107/07-D) e pelo Dr. Carlos Rodrigo Brocardo (66.848/07-D), e realizado pelo Laboratório de Ecologia e Biologia da Conservação da Unioeste e Instituto Neotropical, no mês de julho. O evento proporcionou uma oportunidade de debate sobre o conhecimento da biodiversidade paranaense, assim como de promoção de ideias voltadas à conservação dessa biodiversidade.
No evento, o palestrante Dr. Carlos Rodrigo Brocardo apresentou resultados do projeto: “Mamíferos como indicadores da saúde da Floresta com Araucária”, desenvolvido pela parceria entre o Instituto Neotropical e a UNESP/Rio Claro. O projeto, que contou com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, evidenciou vários efeitos danosos da perda de hábitat sobre os mamíferos da Floresta com Araucária (também chamada Floresta Ombrófila Mista, uma fisionomia da Mata Atlântica de interior) e indicou como algumas medidas de conservação podem diminuir esses efeitos.
À mesa de discussões que se seguiu à apresentação dos resultados do projeto de doutorado, e que contribuiu com o debate sobre ações para conservação envolvendo a comunidade acadêmica e população externa, estiveram presentes o Dr. José Flávio, o Dr. Carlos Brocardo, o M.Sc. Luis Eduardo da Silveira Delgado e a Dra. Norma Catarina Bueno.
O evento contou com a participação de alunos e professores da Unioeste, Centro Universitário FAG, UFPR e PUC, e foi avaliado como exitoso pelo coorganizador Dr. José Flávio Cândido Jr., que acredita que novos eventos nesse sentido podem contribuir para a conservação desse ambiente rico e ameaçado e para a formação dos futuros Biólogos.