Biólogos de todas as regiões do estado têm procurado informações junto ao Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBio-07), para criar um sindicato da categoria. No Brasil, apenas Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás contam com sindicatos de Biólogos. Em breve, a data de uma reunião para tratar do tema será divulgada pelo CRBio-07.
“O CRBio-07 apoia a criação de um sindicato da categoria no estado, pois é muito importante para a consolidação de nossa profissão ter mais de uma instituição em defesa dos Biólogos, principalmente nas questões trabalhistas, como piso salarial, acordos coletivos anuais e jornada de trabalho”, defende o presidente do Conselho, Jorge Augusto Callado Afonso.
Vale lembrar que, por lei, os conselhos profissionais têm como função de regular, orientar e fiscalizar a atividade profissional da categoria que representam. Já os sindicatos são pessoas jurídicas de direito privado que defendem a melhoria nos direitos trabalhistas dos seus filiados, como salário, horas extras, insalubridade, acordos e dissídios coletivos.
Outra figura jurídica prevista no Código Civil é a associação, sem fins lucrativos, formada pela reunião de pessoas com o objetivo de lutar pelo bem-estar coletivo em áreas específicas. Assim, uma Associação de Biólogos pode ser constituída com finalidade de contribuir para a atualização e o aprimoramento profissional, por meio da promoção de eventos, cursos, vendas de publicações técnicas e a criação de grupos de trabalho em áreas temáticas específicas.
Mais informações sobre o tema foram publicadas na editoria Mercado de Trabalho da edição 25 da Revista BIOPARANÁ. Confira aqui.