Hoje é o Dia Mundial e Nacional da “Uma Só Saúde”, também conhecida como Saúde Única (One Health). Esse conceito tem relação direta com a atuação dos profissionais das Ciências Biológicas, pois reconhece e integra a conexão entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental.
Compreender que o desmatamento, a perda da biodiversidade, a contaminação dos corpos d’água, as mudanças climáticas, o aumento de determinadas doenças em humanos, animais e vegetais, e até mesmo as mutações que afetam a vida estão interligados, é entender que a Saúde Única não é apenas um conceito moderno, mas uma necessidade real e urgente.
Os estudos e as premissas da Saúde Única vêm ganhando destaque crescente, e hoje são fundamentais também para a formação dos Biólogos e Biólogas brasileiros. Como profissionais da saúde, terão esse conceito como eixo central de formação e orientação nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Ciências Biológicas.
Historicamente, os Biólogos sempre tiveram uma formação generalista, que perpassa todas as áreas do conceito de Saúde Única. Contudo, busca-se agora que esse princípio esteja no centro da formação dos futuros profissionais. Mesmo aqueles formados em cursos de Ecologia, Biotecnologia e Análises Clínicas, estes também deverão compreender e aplicar os princípios que regem as relações entre saúde e ambiente, afinal, todos compartilham o mesmo espaço vital.
Um exemplo simples: qual o impacto de plantar uma árvore na calçada?
Uma árvore nativa e adequada ao paisagismo urbano contribui para a infiltração da água no solo, para a evapotranspiração que mantém o ciclo das chuvas, para a manutenção da fauna local (insetos, aves e pequenos mamíferos) e para o conforto térmico, acústico e psicológico da população. As pessoas preferem morar em bairros arborizados, e isso não se resume a status social, mas trata-se de bem-estar coletivo. Um bairro arborizado é um miniecossistema funcional, que exemplifica como a saúde vegetal promove benefícios diretos à saúde humana, animal e ambiental.
Outro exemplo: se uma commodity vegetal exige grande quantidade de água para seu crescimento, floração e frutificação, e por meio do melhoramento genético conseguimos desenvolver uma variedade que produza com menor demanda hídrica, preservamos esse recurso natural e promovemos benefícios ambientais amplos, o que se reflete, inevitavelmente, na saúde dos ecossistemas e das populações.
Esses são apenas alguns exemplos de como os profissionais das Ciências Biológicas estão e sempre estiveram no coração do conceito de Uma Só Saúde.
É como se fosse mais um dia nosso. Mais um dia que valoriza nossa atuação. Mais uma vez lembramos que atuamos no todo da vida, mas que se resume a Uma Só Saúde.






