Biólogos recebem o Nobel de Fisiologia ou Medicina por descoberta do microRNA

7 de outubro de 2024

Os Biólogos norte-americanos Victor Ambros e Gary Ruvkun são os homenageados deste ano com o Nobel de Fisiologia ou Medicina pela descoberta do microRNA e seu papel na regulação genética pós-transcricional. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 7, pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia.

Victor Ambros

Ambros, de 70 anos, é professor de medicina molecular na Universidade de Massachusetts. Ruvkun, de 72 anos, é professor de genética da Escola de Medicina da Universidade Harvard.

Gary Ruvkun

Os cientistas estavam interessados ​​em saber como os diferentes tipos de células se desenvolvem. Eles descobriram o microRNA, uma nova classe de pequenas moléculas de RNA que desempenham um papel crucial na regulação genética. A descoberta inovadora revelou um princípio completamente novo de regulação genética que se revelou essencial para organismos multicelulares, incluindo humanos. Sabe-se agora que o genoma humano codifica mais de mil microRNAs. A surpreendente descoberta revelou uma dimensão inteiramente nova na regulação genética. Os microRNAs estão provando ser fundamentalmente importantes para o desenvolvimento e funcionamento dos organismos.

Além da medalha e do diploma, os laureados recebem 11 milhões de coroas suecas – em torno de R$ 5,79 milhões.

* Informações: Instituto Karolinska