Professores disponibilizam gratuitamente manual de libras para Ciências

17 de dezembro de 2024

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), com consultoria de alunos surdos, desenvolveu um Manual de Libras para Ciências. O primeiro volume, “A célula e o corpo humano”, reúne 300 sinais inéditos para integrar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e contempla os termos já existentes. Além de facilitar o trabalho dos profissionais da educação no ensino da disciplina de ciências para alunos surdos, tem ajudado ainda profissionais da saúde no atendimento a pessoas com problemas auditivos.

A ideia surgiu de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, durante os estágios supervisionados, comovidos com as dificuldades e despreparo de professores encontrados em sala de aula. “Foi essa ausência de sinais nos termos de Ciências que nos chamou a atenção, pois é visível a dificuldade do profissional intérprete em repassar o conteúdo para o aluno surdo. Muitas vezes o intérprete tenta recorrer aos recursos visuais, como as imagens do livro didático, mas não obtém sucesso, dificultando mais ainda a aprendizagem do aluno surdo.”, revela Liana Maria Menezes Galeno, integrante da equipe que elaborou o manual.

O livro está dividido em partes do corpo e, para cada termo, apresenta o nome em português, a soletração em datilologia – representação em sinais das letras do alfabeto manual – e fotografias com os sinais sugeridos. A cada página, ilustrações e textos contextualizam os assuntos, para que haja uma melhor compreensão do aluno que for utilizar como material de estudos. A criação das centenas de sinais foi um desafio e envolveu a participação de Surdos, profissionais de Libras e da área de Saúde para ajudar no trabalho de posicionamento e funcionamento de alguns órgãos.

Para Jesus Rodrigues Lemos, professor do curso de Ciências Biológicas e um dos organizadores do trabalho, o manual é uma “ferramenta” que se destina especialmente “a um público social negligenciado e, por vezes, à margem da sociedade. Produtos como este ainda são incipientes no mercado editorial brasileiro e, consequentemente, no âmbito escolar. Nesse sentido, suprirá uma evidente lacuna no processo de comunicação no contexto do ensino formal e não formal entre os deficientes auditivos, tanto para os deficientes entre si, quanto entre estes e os eximidos desta deficiência”, explica.

Em forma de e-book, está disponível de forma gratuita e é certificado pela Fundação Banco do Brasil.

:: Manual de Libras para Ciências: a célula e o corpo humano

Fonte: UFDPar