O Ministério da Saúde disponibilizou gratuitamente o Guia de Animais Peçonhentos do Brasil. O Biólogo paranaense Emanuel Marques da Silva (CRBio 8.220/07-D), que atua na 1ª Regional de Saúde de Paranaguá e é consultor ad hoc do Ministério da Saúde, participou da elaboração da publicação (assista aqui à live realizada no ano passado pelo CFBio e CRBio-07 que contou com a participação do Biólogo).
O guia fornece informações essenciais sobre a identificação, a distribuição, os primeiros-socorros e a prevenção de acidentes relacionados aos animais peçonhentos que podem ser encontrados em nosso país. Sabe-se que a convivência com esses animais requer conhecimento e inclusão, e o objetivo da publicação é fornecer as ferramentas necessárias para lidar com essas situações de forma segura, eficaz e com o intuito de subsidiar as equipes de assistência à saúde.
No guia, o leitor encontrará uma descrição detalhada dos animais peçonhentos mais comuns no Brasil, como serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas, abelhas, vespas e marimbondos, animais aquáticos e outros animais peçonhentos, bem como alguns animais venenosos. Cada espécie é apresentada com suas características distintas, incluindo tamanho, cor, hábitos, áreas de ocorrência e os riscos associados à sua picada ou mordida. Em uma situação de emergência, o conhecimento dos primeiros socorros é crucial. Uma seção foi dedicada para orientar a agir de forma correta e oportuna em caso de picada ou mordida de um animal peçonhento.