A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) apresentou na sexta-feira (13 de novembro) uma série de instrumentos para informar sobre boas práticas no uso dos antibióticos em animais, já que o mau uso favorece o aparecimento de bactérias resistentes que podem ter efeitos muito prejudiciais aos humanos.
A organização criou um portal para explicar sobre a resistência dos agentes antimicrobianos e dirigido ao público em geral, mas mais especificamente aos responsáveis de saúde e da produção animal, explicou a OIE em comunicado.
Além do site, a organização apresentou um conjunto de pôsteres e infográficos para que autoridades públicas, veterinários, criadores de gado e proprietários de animais de companhia possam entender melhor o que chamou de “grande ameaça para a saúde pública que representa essa resistência”.
De acordo com a OIE, poucas horas bastam para que uma bactéria resistente aos antibióticos se propagar por todo o planeta, e apenas alguns minutos para que uma colônia de milhares dessas bactérias seja formada. Ao todo, 60% dos agentes patógenos que atacam o ser humano são de origem animal, e as bactérias resistentes aos antibióticos “constituem uma grande ameaça para a luta contra as doenças, tanto dos animais quanto dos humanos”.
A OIE lançou esta campanha às vésperas da realização da 1ª Semana Mundial de Conscientização sobre os Antibióticos, que acontecerá de 16 a 22 de novembro. O objetivo é advertir à comunidade internacional dos riscos médicos associados à resistência dos antibióticos e promover boas práticas para limitar a aparição e a propagação dessas bactérias resistentes.
Fonte: Terra