Histórico

O Conselho de Biologia da 7ª Região – CRBio-07, é uma Autarquia Pública Federal com atuação no Estado do Paraná e sede administrativa em Curitiba-PR. Desde a criação dos Conselhos Regionais de Biologia pelo CFBio em 1983, o Estado do Paraná integrou o CRBio-03, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No entanto, os Conselheiros do Paraná sempre almejaram criar um Conselho próprio, atendendo desta forma, aos interesses dos Biólogos paranaenses. A profissão de Biólogo vem se tornando cada vez mais importante para o país e o número de registrados está aumentando. Por isso, em 2002 foi requisitado ao CFBio que fosse desmembrado o Estado do Paraná, criando um novo Conselho. Após várias reuniões e ofícios encaminhados e sem uma resposta positiva, o delegado do CRBio-03 no Paraná Rogério Duílio Genari, com o apoio dos Conselheiros, Paulo Aparecido Pizzi, Carla Siqueira Gobetti Cernicchiaro e Yedo Alquini, solicitou ao CFBio que se houvesse possibilidade jurídica e condições financeiras, que se criasse o CRBio-Paraná.

Desta forma, a Resolução CFBio nº 62, de 11 de junho de 2005, criou o Conselho Regional de Biologia da 7ª Região – CRBio-07. Em 28 de Novembro de 2005, houve a primeira eleição do CRBio-07, na qual a chapa apresentada foi eleita com os Conselheiros representantes de várias regiões do Paraná. O CRBio-07 é o primeiro Conselho de Biologia com jurisdição somente em um Estado. E o futuro dos CRBios é criar novos Conselhos, aproximando o profissional Biólogo do CRBio e defendendo cada vez mais a profissão.