É com grande pesar que o CRBio-07 informa o falecimento da Bióloga Berta Lange de Morretes, um dos grandes nomes da Botânica. A professora tinha 99 anos, dedicou sua vida à anatomia vegetal, e, no momento, era aposentada da Universidade de São Paulo (USP).
Natural da Alemanha, veio morar no Brasil aos dois anos de idade. Ingressou na USP em 1938 e nunca mais deixou o Instituto de Biociências. Foi docente da instituição por mais de 70 anos e tornou-se um legado na pesquisa em Biologia.
A família da Bióloga tem longa história ligada ao Paraná. O avô, Engenheiro Lange, atuou na construção da estrada de ferro Curitiba – Paranaguá e o pai, pintor Lange, de Morretes, além de um legado de muitas obras, foi o criador do pinheiro estilizado que se vê nas calçadas de Curitiba, principalmente na Rua XV. Um dos famosos quadros dele é o existente na Assembleia Legislativa do Estado.
Na foto abaixo, Berta participa do plantio de uma árvore no Instituto de Biociências da USP, em comemoração aos 90 anos da Bióloga.