Vacina antirrábica será aplicada em profissionais e estudantes de Biologia do Paraná

10 de abril de 2024

O Programa Estadual de Controle de Raiva, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), disponibilizou doses da Vacina Antirrábica Humana (VERO) com o objetivo de fortalecer a pré-exposição antirrábica nos grupos de risco com exposição permanente ao vírus da raiva.

A aplicação também está disponível para profissionais e estudantes de Biologia que ainda não possuem seu esquema de pré-exposição e que assim o queiram fazer.

A raiva é uma doença infecciosa viral que atinge os mamíferos, com alto grau de letalidade. A forma mais comum de transmissão é pela saliva de animais doentes como cães, gatos e outros, incluindo morcegos.

Certos profissionais têm risco aumentado de contágio, como médicos-veterinários, zootecnistas, aqueles que lidam com animais infectados (como os que capturam morcegos e os que fazem necropsia), ou que trabalham em laboratório com manuseio de vírus, entre outros. A profilaxia pré-exposição é indicada para todos esses casos. A vacina raiva (inativada) é indicada para a profilaxia da raiva humana, sendo administrada em indivíduos expostos ao vírus da doença.

A vacina raiva (inativada) é indicada para a profilaxia da raiva humana, sendo administrada em indivíduos expostos ao vírus da doença, em decorrência de mordedura, lambedura de mucosa ou arranhadura provocada por animais potencialmente transmissores, ou como profilaxia em pessoas que, por força de suas atividades ocupacionais, estão permanentemente expostas ao risco da infecção pelo vírus.

Serão atendidos os seguintes grupos:

  • Profissionais que atuam na captura de quirópteros;
  • Biólogos e outros profissionais que atuam constantemente sob risco de exposição ao vírus rábico (médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos, funcionários de zoológicos/parques ambientais, espeleólogos);
  • Estudantes que atuem em captura e manejo de mamíferos silvestres potencialmente transmissores da raiva e estudantes de medicina veterinária;
  • Pessoas que atuam no resgate e manejo de animais domésticos sem histórico conhecido (por exemplo: membros de organizações de proteção e bem-estar animal).

Para profissionais e estudantes de Biologia de Curitiba, as vacinas estão disponíveis nas unidades de referência relacionadas abaixo. Nos demais municípios, os interessados devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica solicitando a pré-exposição antirrábica: