Selo CFBio de Qualidade é entregue para dez universidades

16 de setembro de 2015

O Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBio-07) acompanhou de perto a entrega do Selo CFBio de Qualidade Edição 2015 para cursos de Ciências Biológicas de todo o País. Foram premiadas dez universidades brasileiras, que atingiram a pontuação necessária para conquistar a premiação. Ao todo, foram contemplados sete cursos de bacharelado e quatro de licenciatura.

A outorga foi realizada na última quinta-feira, dia 10, em Brasília, durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas. Durante a solenidade, o Conselho Federal de Biologia (CFBio) entregou troféu e certificado aos representantes dos cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) agraciadas.

A análise dos cursos levou em conta indicadores avaliativos, considerando o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), os instrumentos de avaliação do curso do Ministério da Educação (MEC), como Conceito Preliminar de Curso (CPC) e a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) acima de quatro, bem como a atuação profissional de seus egressos. A premiação busca despertar o interesse para a melhoria dos cursos de Ciências Biológicas no País.

“A comissão avaliadora recebeu a documentação de mais de 80 IES interessadas em receber o selo, mas, dessas, apenas dez conseguiram atingir, pelo menos, os 150 pontos dos indicadores avaliativos do CFBio, necessários para serem contemplados com a premiação. Como o prêmio é bianual, a expectativa é de que na próxima edição, que será realizada em 2017, se tenha a participação de mais universidades e que mais cursos sejam agraciados com o Selo CFBio”, conta o Biólogo Laurindo Dalla Costa (28.760/07-D), que representa o Paraná no CFBio e foi o secretário da Comissão de Avaliação para Outorga do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas de 2015.

Confira a relação de universidades premiadas com o Selo CFBio de Qualidade de 2015:

Faculdade Redentor – RJ (bacharelado)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – MG (bacharelado)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – MG (licenciatura)
Universidade de Caxias do Sul – RS (bacharelado)
Universidade de Pernambuco – PE (bacharelado)
Universidade Estadual do Maranhão – MA (licenciatura)
Universidade Federal de Lavras – MG (bacharelado)
Universidade Feevale – RS (bacharelado)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP (licenciatura)
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – RS (licenciatura)
Universidade Vila Velha – ES (bacharelado)

Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas

O Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas reuniu em torno de 90 pessoas nos dias 10 e 11 de setembro. O evento teve início na quinta-feira (10), com a conferência do professor e membro do Conselho Nacional de Educação Luiz Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás. O professor abordou as diretrizes curriculares nacionais para formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica.

“É muito importante que o sistema CFBio/CRBios acompanhe e colabore, junto com as IES, com a formação do Biólogo, pois tem um leitura prática da qualificação necessária para a inserção dos futuros profissionais no mercado de trabalho”, afirma o presidente do CRBio-07, Jorge Augusto Callado Afonso (08.085/07-D), que esteve presente no evento.

No dia 11 de setembro, a programação foi intensa. No período da manhã, a mesa redonda teve como tema “Graduação em Ciências Biológicas: Formação do Biólogo”, com mediação da conselheira do CFBio Fátima Cristina Inácio de Araújo e participação da Bióloga Maria Saleti Ferraz Dias Ferreira, coordenadora da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP) do CRBio-01. Também participaram da mesa a coordenadora do bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Vila Velha, Bióloga Zilma Maria Almeida Cruz, e o coordenador de licenciatura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Biólogo Adriano Monteiro de Castro.

Além da legislação federal e das resoluções provenientes dos Conselhos reguladores, foi discutida a importância de orientar os estudantes sobre a profissão no Brasil.

“O Fórum configurou-se com um excelente espaço para discussão de questões relacionadas à formação do futuro profissional Biólogo, como: Legislação Profissional e os Componentes Curriculares das Ciências Biológicas e a Formação do Biólogo. Essas discussões demonstram a preocupação que o Sistema CFBio/CRBios, assim como as Instituições de Ensino, tem com formação de profissionais capacitados e com melhor qualidade, de forma a atender cada vez melhor as demandas atuais”, opina a Bióloga Verginia Mello Perin Andriola (09.764/07-D), que é conselheira e coordenadora da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP) do CRBio-07. A Bióloga Norma Catarina Bueno (18.248/07-D), conselheira do CRBio-07, também participou do evento representando a Unioeste.

No período da tarde, o tema da mesa redonda foi “Legislação Profissional e os Componentes Curriculares das Ciências Biológicas”. A mediação coube à conselheira do CFBio Bióloga Vera Callegaro, com participação do coordenador da CFAP do CRBio-05, Biólogo José Roberto Feitosa Silva, além da Bióloga Teresa Marquim Cornélio, da Universidade de Pernambuco, e da coordenadora da Comissão CFBio de Cursos, Bióloga Sandra Botelho Trufem.

Em sua fala, o Biólogo José Roberto Feitosa Silva resgatou os primórdios da Biologia, que teve seu início como História Natural e, posteriormente, em 1979, com a criação da lei de regulamentação da profissão no Brasil o curso passou a ser denominado Ciências Biológicas. Já a Bióloga Teresa Cornélio discorreu sobre a organização curricular dos cursos de Ciências Biológicas e de atividades complementares.

Com informações do CFBio

 

11990685 519867331509884 7038652638421425434 n