Plataformas on-line permitem compartilhar registros de biodiversidade do mundo todo

28 de fevereiro de 2020

Possibilitar que qualquer pessoa, especialista ou não, compartilhe informações e conhecimentos científicos é a principal premissa da Ciência Cidadã. Esse conceito vem sendo apropriado por diversas plataformas colaborativas, as quais possibilitam que os usuários recolham e compartilhem informações e dados da biodiversidade, contribuindo, desta maneira, para a investigação científica.

Uma destas plataformas é o iNaturalist, que permite compartilhar fotos e a localização de espécies da fauna e da flora observadas em qualquer lugar do mundo. Biólogos e outros especialistas que fazem parte da rede, por sua vez, identificam de qual espécie se trata o registro e complementam as informações enviadas.

Criado em 2008, o projeto é uma iniciativa conjunta da Academia de Ciências da Califórnia e da National Geographic Society e conta com quase 2 milhões de pessoas inscritas, mais de 28 milhões de registros realizados e quase 240 mil espécies observadas.

Para o Biólogo Deni Schwartz Filho (CRBio 34.024/07-D), fundador da COMFAUNA, empresa que trabalha com conservação e manejo de fauna silvestre (CRBio 0258-E) e conselheiro do CRBio-07, a divulgação de ferramentas como o iNaturalist é muito oportuna. “É uma plataforma de Ciência Cidadã, algo que no Brasil é muito novo. É o cidadão ajudando a fazer ciência, compor o conhecimento”, afirma Deni.

Deni destaca que o iNaturalist é interessante justamente por permitir que tanto Biólogos quanto pessoas leigas possam enviar suas contribuições. “Com isso a gente vai conhecendo melhor nossa biodiversidade”, completa o Biólogo.

O iNaturalist também permite criar projetos específicos dentro da própria plataforma. Deni é um dos administradores do Callithrix Paraná (biodiversity4all.org), cujo objetivo é mapear a distribuição de espécimes do gênero de primatas Callithrix – popularmente conhecidos como saguis, que não são naturais do Paraná. Como esta população está se expandindo, o iNaturalist acaba se tornando uma boa ferramenta para ajudar a monitorar em quais regiões eles aparecem.

Bióloga do Paraná é curadora no iNaturalist

Maristela Zamoner (CRBio 50.002/07-D), Bióloga do Jardim Botânico de Curitiba, é a criadora e administradora do projeto Callithrix Paraná. Sua área de interesse é ecologia e fauna, com enfoque em Lepidópteros (borboletas). A pesquisadora também faz curadoria para o iNaturalist. O curador ou coordenador tem acesso diferenciado à plataforma e por isto realiza, entre outras atividades, o gerenciamento das organizações taxonômicas, incluindo táxons faltantes, e efetivando atualizações. Esta participação geralmente é concentrada no grupo de maior experiência do curador, no caso da Bióloga a Superfamilia Papilionoidea.

Algumas das características do iNaturalist são justamente a transparência e o avanço colaborativo. “Nos projetos que configurei atuo como curadora propondo identificações das observações neles incluídas, orientando participantes e, eventualmente, acionando especialistas que participam da rede para discussões, como no caso do registro de espécies não descritas, por exemplo”, destaca Maristela.

A Bióloga elenca uma série de características que reforçam a relevância do iNaturalist: potencialização da obtenção de informações sobre biodiversidade; transparência e democratização do conhecimento; conservação da natureza; favorecimento da manutenção de coleções científicas; eficiência na correção de erros de identificação; laboratório vivo para um futuro consistente de identificações automáticas; ferramenta fantástica para uso profissional na Biologia; e conhecimento ecológico.“Como é possível notar, além de fazer uso profissional da plataforma, sou entusiasta da Ciência Cidadã e, em especial, do iNaturalist”, enfatiza Maristela.

A ferramenta é gratuita e pode ser acessada pelo site www.inaturalist.org ou a partir do aplicativo para smartphone, disponível para Android ou iOS.

 

 

Registros de aves também podem ser compartilhados no ‘WikiAves’

O WikiAves é um site brasileiro de conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, com o objetivo de apoiar, divulgar e promover a atividade de observação de aves e a Ciência Cidadã, fornecendo gratuitamente ferramentas avançadas para controle de registros fotográficos e sonoros, textos, identificação de espécies, comunicação entre observadores, entre outras.

A plataforma conta com mais de 32 mil observadores e tem quase 3 milhões de registros de 1.888 espécies de aves. O Paraná é o 6º estado em número de usuários cadastrados, contando com mais de 2 mil inscritos.

O WikiAves está disponível apenas no site: www.wikiaves.com.br.

Conheça outras plataformas

BioDiversity4all – biodiversity4all.org
eBird – ebird.org
iSpot share nature – ispotnature.org
Observation – observation.org