Parceria entre IAP e CRBio vai dar agilidade aos licenciamentos de fauna

20 de janeiro de 2017

Termo de cooperação técnica prevê a realização de cursos para Biólogos que submetem projetos de licenciamento junto ao órgão; objetivo é capacitar os profissionais para a elaboração de documentos que atendam as normas do IAP

Um termo de cooperação técnica firmado entre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBio-07), para aperfeiçoamento profissional dos Biólogos do Estado, vai contribuir para a celeridade nos processos de licenciamento de fauna junto ao órgão ambiental. A cerimônia de assinatura ocorreu na manhã da quinta-feira (19), no gabinete do presidente do IAP, Luiz Tarcício Mossato Pinto, com a presença do presidente do CRBio-07, Jorge Augusto Callado Afonso.

O documento formaliza uma parceria entre IAP e CRBio, que viabiliza a promoção de cursos para Biólogos na área de gestão de fauna, com foco na elaboração de projetos de licenciamento ambiental dentro dos padrões exigidos pelo órgão. “Para os Biólogos, é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional, de complementação de formação. A intenção é capacitá-los para que os projetos enviados ao IAP apresentem melhor qualidade, contribuindo para a celeridade nos licenciamentos”, explica o presidente do CRBio, Jorge Augusto Callado Afonso.

Segundo o IAP, quase todos os processos que chegam ao órgão envolvem fauna. “Hoje, o licenciamento é demorado, porque muitos Biólogos não conhecem a forma de gestão ambiental do IAP, então, os projetos elaborados nem sempre atendem as normatizações do órgão, e o processo acaba ficando parado”, detalha Luiz Tarcício Mossato Pinto.

Com o termo de cooperação, os Biólogos terão a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do sistema de gestão ambiental do IAP e as normas de elaboração de projetos de licenciamento. Os cursos, apoiados pelo CRBio e pelo IAP, terão início a partir de março. O primeiro deve ser realizado na capital e, posteriormente, no interior do Paraná.

“O maior ganho dessa parceria é reorganizar os processos de maneira adequada, para que tenhamos um licenciamento melhor. Com a capacitação dos Biólogos do nosso Estado, poderemos auxiliar os processos a caminharem corretamente, com mais agilidade e qualidade”, reforça o presidente do IAP.

DSC01242ok