ODS precisam entrar no “radar” dos Biólogos

19 de fevereiro de 2019

Em setembro de 2015, a plenária das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável aprovou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), resultado de negociações iniciadas em 2013. Seguindo resolução da Conferência Rio+20, os ODS devem orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) adotados pela ONU para o período 2000-2015.

A chamada Agenda 2030 contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança e meios de implementação.

A Educação Ambiental está contemplada nos ODS e, por ser área de atuação do Biólogo, pode e deve entrar no radar dos profissionais do setor. A Bióloga Anabel de Lima (34.374/07-D), mestre em Educação Ambiental, atua no Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e na Ecodimensão Meio Ambiente e Responsabilidade Social, ambas sediadas em Curitiba, e já trabalhou em projetos relacionados aos objetivos.

“A Agenda 2030 e a derivação dos ODS ainda são pouco conhecidos da população e de muitos Biólogos. O que se tem visto é que ficam mais voltados para as questões sociais, de responsabilidade do poder público. Na verdade, são objetivos para toda a sociedade”, ressalta a Bióloga.

Confira a matéria completa na BIOPARANÁ 38.

Especial Bioparana38

A Bióloga Anabel de Lima trabalhou os ODS em projeto do Instituto Mater Natura nas escolas de Campo Magro e Guaratuba

Crédito: Elielson Marcelino