O atual mercado de trabalho do Biólogo: realidade, perspectivas e soluções

1 de dezembro de 2023

O mercado de trabalho para Biólogas e Biólogos é diversificado, considerando as várias especialidades e habilidades profissionais, e depende de vários fatores, tais como a área de especialização, localização geográfica, setor de emprego e objetivos de carreira. A chave para o sucesso está na adaptação, atualização constante e na construção de uma rede profissional sólida.

Biólogos podem se especializar em diversas áreas dentro de suas atribuições concedidas pelo Conselho Federal de Biologia – CFBio. Dentro das grandes áreas estão Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção e Educação. A demanda por profissionais varia de acordo com essas especializações. Algumas podem ser mais concorridas do que outras, devido à demanda específica em determinadas áreas.

O nível de formação contribui diretamente para o sucesso profissional. Sendo assim, a obtenção de um grau mais avançado, como mestrado, doutorado e pós-doutorado pode proporcionar uma vantagem competitiva, especialmente em cargos de pesquisa e acadêmicos em instituições estaduais ou federais e internacionais. No setor privado, existem as empresas farmacêuticas, ambientais, de biotecnologia, agrícolas, educacionais privadas e consultorias ambientais que podem oferecer oportunidades.

A região geográfica define a demanda por Biólogos. Algumas regiões podem ter uma concentração maior de oportunidades, enquanto outras podem ser mais limitadas. Por exemplo, oportunidades podem ser altamente competitivas em regiões mais desenvolvidas economicamente, enquanto no interior faltam profissionais capacitados para ocupar diversos cargos. As posições em instituições de ensino, na indústria ou em organizações governamentais e não governamentais podem ter diferentes níveis de concorrência nesses lugares.

Para o sucesso profissional, o Biólogo deve também considerar uma possível mobilidade geográfica, estando disposto a se mudar ou viajar para regiões com maior demanda por profissionais em determinadas áreas, ou então, verificar quais são as necessidades de oferta de trabalho na sua região e, assim, conquistar um mercado regional, sem muita concorrência.

Habilidades adicionais são necessárias, pois além do conhecimento técnico em Biologia é preciso ter habilidades complementares, como habilidades de comunicação, gerenciamento de projetos e proficiência em ferramentas analíticas, uso de ferramentas tecnológicas atualizadas. Para isso, é preciso compreender a evolução do mercado, prestando atenção nas mudanças de tendências e avanços tecnológicos.

A adaptabilidade ou resiliência, no campo profissional, é a capacidade de se adaptar a diferentes contextos e aprender novas habilidades rapidamente, dada a evolução constante do campo. O Biólogo pode se encontrar profissionalmente, também, no empreendedorismo, seja criando suas próprias empresas de consultoria ou participando do desenvolvimento de startups inovadoras.

Há de se internalizar que os estudos biológicos continuam e continuarão a desempenhar um papel fundamental na compreensão, conservação e gestão da vida. Certamente, haverá o incremento de tecnologias como a inteligência artificial, para a qual se deve estar pronto para recebê-la e utilizá-la da melhor forma possível, independentemente da área de atuação.

* Artigo escrito pela Bióloga Dr.ª Luciene Ribeiro (CRBio 33.406/07-D), CEO da Exus Consultoria e conselheira do Conselho Regional de Biologia da 7ª Região – CRBio-07. O tema foi abordado pela Bióloga na 4ª Conferência Nacional de Biologia – ConfeBio, na mesa-redonda que teve o mesmo título (assista abaixo)