Nupélia UEM: 40 anos de contribuições para a pesquisa em limnologia, ictiologia e aquicultura

16 de outubro de 2023

O Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura está completando quatro décadas de grandes contribuições para a pesquisa e produção científica. O Nupélia foi criado em novembro de 1983, quando firmado o primeiro convênio de cooperação técnico-científica entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Superintendência dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Surehma), pasta cujas funções foram assumidas pelo atual Instituto Água e Terra (IAT).

O acordo tinha como objetivo proporcionar e assegurar a expansão quantitativa e qualitativa nas áreas de ensino,- pesquisa e extensão. Teve início, então, a primeira etapa do projeto com a Itaipu Binacional, intitulado “Ecologia de populações de peixes do reservatório de Itaipu, nos primeiros anos de sua formação”.

Hoje, o Nupélia é o segundo maior núcleo de pesquisas em ambientes aquáticos da América Latina e o primeiro em estudos de águas continentais. Reúne pesquisadores de diferentes áreas das ciências de ambientes aquáticos continentais, e conta com laboratórios de diversas especialidades, como citogenética de peixes, ecologia de zooplâncton e limnologia básica.

O Biólogo Dr. Ângelo Antonio Agostinho (CRBio 8.440/07-D), professor e pesquisador da UEM, é um dos fundadores do Nupélia, tendo sido coordenador científico por 28 anos. Ele está entre os cientistas mais influentes do mundo, de acordo com estudo publicado em 2020 no periódico PLOS Biology. Aposentado, atua como voluntário no programa de pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da UEM.

Ângelo explica que o foco principal do Nupélia é ecologia aquática e conservação de recursos naturais. “Como o Núcleo surgiu num contexto de parcerias com o setor elétrico, durante a construção de Itaipu, as pesquisas foram direcionadas para atuação com água, principalmente em reservatórios ou abaixo deles. Atualmente, a pesquisa envolve todos os grupos e organismos de água doce, desde bactérias e algas até peixes. Embora a atuação seja principalmente no Rio Paraná, o Nupélia tem atuado em praticamente todas as bacias hidrográficas brasileiras”, destaca o Biólogo.

A Bióloga Dra. Susicley Jati (CRBio 17.887/07-D) trabalha com fitoplâncton, microalga de água doce base da cadeia alimentar nos ambientes aquáticos. Começou no Nupélia ainda na graduação, como estagiária e monitora, e é funcionária desde 1999. “Além de ser um grupo de pesquisa com várias áreas, dinâmica e uma produção incrível, o Nupélia é, antes de qualquer coisa, a nossa casa. Os laboratórios são a nossa casa”, afirma Susi