NOTA DE FALECIMENTO

10 de setembro de 2018

É com pesar que o CRBio-07 comunica o falecimento da Bióloga e pesquisadora Bianca Reinert (09.971/07-D). Ornitóloga, foi responsável pela descoberta e descrição de três novas espécies de aves: bicudinho-do-brejo (Formicivora acutirostris), em 1995; macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis), em 1998, e o bicudinho-do-brejo-paulista (Formicivora paludicola), em 2014. Em 2015, um recém-descoberto anfíbio anuro (sapinho-da-montanha) foi batizado como Melanophryniscus biancae em homenagem e reconhecimento por seu trabalho na conservação da biodiversidade paranaense.

Afiliada ao Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, Bianca dedicou mais de duas décadas ao estudo, pesquisa e conservação do bicudinho-do-brejo, executando diversos projetos que contaram com o patrocínio de órgãos e instituições como o Ministério do Meio Ambiente (MMA/FNMA), a Fundação Grupo Boticário, o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e o Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). Um desses projetos foi o responsável por coletar informações técnicas e subsidiar a solicitação do governo brasileiro à Unesco, que resultou na declaração de parte da baía de Guaratuba, no Sítio Ramsar Guaratuba, em setembro de 2017. Em 2009, ela ainda incentivou outros quatro admiradores da espécie a criarem a Reserva Bicudinho-do-brejo, na localidade de Riozinho (Guaratuba-PR), área com a maior população dessa ave ameaçada de extinção.

Bianca compartilhou um pouco do seu trabalho em reportagem de capa da BIOPARANÁ, na edição 26, página 14. O conteúdo pode ser acessado aqui.

Ela está sendo velada nesta segunda, (10/9), entre 10h30 e 17h, na Capela 2 do Cemitério Municipal de Curitiba. Nossa condolências aos familiares.

Bianca