Nota de falecimento da Bióloga Berta Lange de Morretes

1 de dezembro de 2016

É com grande pesar que o CRBio-07 informa o falecimento da Bióloga Berta Lange de Morretes, um dos grandes nomes da Botânica. A professora tinha 99 anos, dedicou sua vida à anatomia vegetal, e, no momento, era aposentada da Universidade de São Paulo (USP).

Natural da Alemanha, veio morar no Brasil aos dois anos de idade. Ingressou na USP em 1938 e nunca mais deixou o Instituto de Biociências. Foi docente da instituição por mais de 70 anos e tornou-se um legado na pesquisa em Biologia.

A família da Bióloga tem longa história ligada ao Paraná. O avô, Engenheiro Lange, atuou na construção da estrada de ferro Curitiba – Paranaguá e o pai, pintor Lange, de Morretes, além de um legado de muitas obras, foi o criador do pinheiro estilizado que se vê nas calçadas de Curitiba, principalmente na Rua XV. Um dos famosos quadros dele é o existente na Assembleia Legislativa do Estado.

Na foto abaixo, Berta participa do plantio de uma árvore no Instituto de Biociências da USP, em comemoração aos 90 anos da Bióloga.

 

Berta Lange de Morretes