Ministério do Meio Ambiente atualiza lista de espécies ameaçadas de extinção

9 de junho de 2022

O Ministério do Meio Ambiente publicou na quarta-feira, dia 8 de junho, uma atualização da lista oficial de espécies da flora e da fauna brasileira ameaçadas de extinção.

Reportagem do portal O Eco apurou que foram relacionadas 3.209 espécies da flora ameaçadas, cerca de 52% a mais que na última lista, publicada em 2014. Com relação à fauna, a lista traz 1.249 espécies ameaçadas de extinção. Dessas, pouco mais da metade, o equivalente a 668 ou 53,48% do total, representam avaliações recentes. As demais espécies que constam como ameaçadas reproduzem a avaliação feita na versão anterior.

Ainda de acordo com a reportagem, o grupo dos peixes de água doce foi o que teve o maior número de espécies classificadas como ameaçadas: 291. Os invertebrados terrestres, como insetos, aparecem em segundo, com 275 espécies ameaçadas. E as aves, em terceiro, com 257. Completam a lista da fauna ameaçada: 102 mamíferos, 97 peixes marinhos, 97 invertebrados aquáticos, 71 répteis e 59 anfíbios.

Uma única espécie, o mutum-do-nordeste (Pauxi mitu) aparece na categoria Extinta da Natureza, quando o animal não é mais encontrado em seu habitat natural, mas sobrevive em cativeiro. Também são enumeradas nove espécies consideradas extintas, oito delas já estavam na lista desde 2014. Uma nona, um sapo endêmico da Mata Atlântica (Boana cymbalum), conhecido apenas na localidade de Serra de Paranapiacaba, em São Paulo, foi incluída nas extinções.

A atualização e divulgação anual da lista oficial de espécies ameaçadas pelo Ministério do Meio Ambiente foi estabelecida por portaria em janeiro de 2014. Apesar da determinação, foram quase oito anos de hiato entre a última lista, de dezembro de 2014, e a atualização  recente.

:: Confira a lista atualizada


* Com informações de O Eco