Mapas que ajudam a conhecer a biodiversidade do planeta disponíveis gratuitamente

6 de maio de 2022

Os mapas da biodiversidade são ferramentas que ajudam a identificar e divulgar as mais variadas espécies da biodiversidade no Brasil e em todo o mundo, além de orientar a tomada de decisões para a conservação dessas espécies.

Selecionamos alguns deles que podem ser utilizados em sala de aula, na educação ambiental ou em pesquisas e estudos mais avançados.

Projeto Half-Earth

O Half-Earth é um chamado para proteger metade da terra e do mar, a fim de gerenciar habitat suficiente para proteger a maior parte da biodiversidade. O projeto mapeia de forma abrangente a localização geoespacial e a distribuição das espécies do planeta em resolução alta o suficiente para orientar a tomada de decisões sobre onde temos a melhor oportunidade de proteger a maioria das espécies.

A plataforma disponibiliza números, fotos e informações de espécies existentes em todo o planeta.

:: Explore os mapas

Plataforma da ONU com 102 mapas para estudos da biodiversidade

O Laboratório de Biodiversidade da Organização das Nações Unidas (UNBL) disponibilizou ferramentas que permitem gerar ideias territoriais sobre as ocupações humanas, de forma a trazer de volta a natureza ao centro de uma vivência cada vez mais profunda em um planeta cheio de transformações.

Com mais de 400 dos melhores conjuntos de dados do mundo sobre natureza, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável, o UNBL permite aos decisores políticos e outros interessados a utilização de dados espaciais para tomar medidas em prol das pessoas e natureza do planeta.

:: Acesse a plataforma

Mapa da biodiversidade Eko-Kya

Inspirado e estruturado a partir das informações de Edward O. Wilson na sua obra O Futuro da Vida. Inclui, também, alguns dados de estudos recentes. Ele oferece uma visão sintética de diversos âmbitos que compõem a biodiversidade, exceto a escala da diversidade genética.

:: Acesse o mapa (para obter o recurso em pdf é necessário preencher um formulário)

Mapa de mamíferos

O Journal of Biogeography publicou uma base de dados com o mapa de distribuição global atualizado de todas as espécies de mamíferos reconhecidas atualmente.

Os mapas de distribuição foram interpretados digitalmente, georreferenciados, verificados com erros e posteriormente alinhados taxonomicamente entre as taxonomias HMW (6253 espécies), CMW (6431 espécies) e MDD (6362 espécies).

:: Manual dos mamíferos (HMW)
:: Lista de verificação ilustrada (CMW)
:: Mapas de distribuição harmonizados com o banco de dados de diversidade (MDD)
:: Mapas por espécies individuais
:: Leia o artigo com o estudo (em inglês)

Mapa da biodiversidade do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza em seu portal o Atlas Geográfico Escolar, onde são encontradas ilustrações sobre geografia e cartografia e consulta mapas do Brasil e do mundo. Um dos mapas mostra a densidade de espécies terrestres de animais e vegetais no planeta.

:: Baixe o mapa

Mapa para a conservação marinha no Brasil

O estudo identifica áreas prioritárias para a proteção da biodiversidade em águas costeiras e oceânicas do país. Publicado na revista Diversity and Distributions, o trabalho se apresenta como o mapeamento mais detalhado já feito sobre a distribuição de ameaças à biodiversidade marinha no Brasil. Levando em conta a distribuição de 143 espécies ameaçadas, 161 habitats marinhos e 24 fatores de impacto relacionados a atividades humanas (como pesca e poluição), os pesquisadores identificam 286 mil km² de áreas prioritárias para conservação dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do mar brasileiro.

:: Veja as ilustrações e leia o artigo com o estudo (em inglês)