Curso de licenciamento ambiental, apoiado por CRBio e IAP, atrai Biólogos a Curitiba

29 de maio de 2017

O interesse crescente pelo licenciamento ambiental atraiu Biólogos de todo o Paraná e até de fora do estado a Curitiba, na última semana, para o curso Capacitação em Projetos e Gestão de Empreendimentos de Fauna Ex Situ, fruto de uma parceria entre o Conselho Regional de Biologia do Paraná (CRBio-07) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Realizado nos dias 25 e 26 de maio, o curso foi ministrado pelos Biólogos Luiz Roberto Francisco e Deni Schwartz Filho, tendo como tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional da categoria, contribuindo para a celeridade nos processos de licenciamento de fauna junto ao órgão ambiental.

Segundo o IAP, quase todos os processos que chegam ao órgão envolvem fauna, e a demora nos licenciamentos é fruto, principalmente, da falta de conhecimento dos técnicos e consultores sobre a forma de gestão ambiental do órgão. O evento abordou a legislação atual pertinente à manutenção de fauna ex situ, com ênfase na Portaria 246/2015 do IAP, nas diferentes categorias e objetivos de manutenção de espécies nativas e exóticas, projetos, manejo e sistemas de gestão.

“Para os Biólogos, esse curso é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional, de complementação de formação. A intenção é capacitá-los para que os projetos enviados aos órgãos ambientais apresentem melhor qualidade, contribuindo para a celeridade nos licenciamentos”, explica o presidente do CRBio, Jorge Augusto Callado Afonso.

Bióloga do Núcleo de Fauna do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Gabriela Gama conta que o curso trouxe informações importantes para o trabalho de revisão da Lei de Fauna alagoana. “Como se trata de procedimento novo, estamos usando como base a legislação do IAP, porque o Paraná é referência, sobretudo, no que se refere a animais de estimação. Aprendi muita coisa aqui e, agora, queremos viabilizar esse curso para nossos profissionais de lá”, destaca.

Com 15 anos de experiência em licenciamento ambiental, a Bióloga Karla Kuka Martini Delfine, de Ibaiti, no interior do Paraná, conta que viu no curso uma possibilidade de ampliar seu campo de atuação profissional. “Tenho um cliente que me convidou para cuidar da legislação ambiental de sua propriedade, que tem animais como lhamas, macacos, araras. E o curso me esclareceu muita coisa que devo saber para atender esse tipo de trabalho”, afirma.

Objetivo parecido é o do Biólogo Fabiano Marreiros de Souza, de Cianorte, também no interior do estado, que tem uma empresa de consultoria em licenciamento ambiental. “Faltam capacitações na área, então, todo curso do CRBio que abre, desde o primeiro que fiz, em 2010, eu me matriculo. Considero esses cursos especialmente importantes porque Cianorte tem a segunda maior relação de área verde por habitante do País”, destaca.

O objetivo é que, depois de Curitiba, outros municípios do Paraná recebam o curso Capacitação em Projetos e Gestão de Empreendimentos de Fauna Ex Situ ao longo do ano.

 

 

DSCN0840