Curso “Borboletas: diversidade, conservação e ciência cidadã”

17 de agosto de 2020

A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS realizará nos dias 1º a 3 de setembro o curso “Borboletas: diversidade, conservação e ciência cidadã”. O objetivo é demonstrar para a sociedade a importância e diversidade das borboletas, em especial nos ambientes urbanos, seu papel ambiental, econômico e para saúde/conservação da natureza, iniciando os cursistas na ciência cidadã. Para tanto, serão realizadas palestras ilustradas e dialogadas, relacionadas com o conteúdo abaixo.

O evento será transmitido via YouTube pelo canal @CasadoBiologo. As vagas são limitadas a 50 participantes, que terão direito a certificado.

Clique aqui e faça sua inscrição

 

PROGRAMAÇÃO

Módulo 1

Data: 01/09/2020 – das 15h20 às 18h
Conteúdo: A importância das borboletas (ambiental, econômica e para saúde/conservação da natureza); o que são as borboletas; ciclo de vida e a importância de seu registro em campo; registros de ovos e oviposições em campo – como fazê-los; curiosidades, rituais de acasalamento entre espécies diferentes e outros; atividades ecológicas observadas em campo; diversidade de borboletas – do mundo para as cidades.

Módulo 2

Data: 02/09/2020 – das 15h20 às 18h
Conteúdo: O que é conservação; o que são Unidades de Conservação; a importância das Unidades de Conservação urbanas; Bosque do Capão da Imbuia e suas borboletas; Jardim Botânico e suas borboletas; importância de áreas de Mata Atlântica recuperada; como avaliar o papel de cada ambiente para sustentação da fauna de borboletas (atividades ecológicas e ciclo); borboletários, seu papel para a conservação e para a educação ambiental; criação massiva de Lepidoptera para controle biológico, sob cuidados humanos, potencial para produção orgânica urbana de alimentos; potencial de registros de borboletas vivas para estudos profissionais e consultorias ambientais.

Módulo 3

Data: 03/09/2020 – das 15h20 às 18h
Conteúdo: O envolvimento da população por estratégias de educação ambiental; observação de borboletas e seus benefícios; papel da ciência cidadã para conhecimento da biodiversidade; plataformas de ciência cidadã e borboletas; iNaturalist e os registros de borboletas – como usar; jardins urbanos particulares de borboletas e conservação; livros com enfoque em meio ambiente e/ou borboletas vivas, apresentação de títulos, sugestões de leitura e formação de biblioteca para ciência cidadã.

Ministrante: Maristela Zamoner (bióloga, pesquisadora do Museu Botânico Municipial, no Jardim Botânico de Curitiba. Mestre em Zoologia e especialista em Educação Ambiental, Direito Ambiental e História e Antropologia).

Contato para dúvidas ou sugestões: Nicholas Kaminski (coordenador do Programa Condomínio da Biodiversidade – ConBio) kaminski@spvs.org.br