CRBio-07 realizou 62ª Reunião Plenária e definiu os membros das comissões temáticas

13 de março de 2019

O CRBio-07 realizou no sábado, dia 23/02, a 62ª Reunião Plenária, na sede do Conselho, em Curitiba, e decidiu temas importantes para o ano de 2019, como a definição dos membros das comissões temáticas de Biotecnologia, de Patrimônio, Divulgação e Comunicação, Formação e Aperfeiçoamento Profissional, Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional, Ética Profissional, Licitação, Transparência, Meio Ambiente, Saúde, Educação e Avaliação de Documentos.

“Estamos em constante aprimoramento institucional para o atendimento das demandas da nossa categoria. Isso acontece por meio da formação das comissões, da aprovação de textos como o Código de Conduta e do Manual do Biólogo, entre outras ações”, explica o presidente do CRBio-07, Jorge Augusto Callado Afonso.

A reunião também lançou oficialmente e publicou o Código de Conduta do Conselho Regional de Biologia da 7ª Região que estabelece a devida orientação e obrigatoriedade de conduta a todos os empregados e colaboradores do CRBio-07. O texto dispões sobre a atuação ética do profissional, seus direitos e deveres e o direito à confidencialidade e sigilo profissional. Por fim, estabelece limitações e incompatibilidades e as penalidades para os pontos que não forem cumpridos pelos envolvidos.

Outro importante debatido na reunião foi a aprovação do Manual do Biólogo do CRBio-07, voltado para orientar estudantes, professores e profissionais sobre o exercício profissional e e aprimorar a atuação do Biólogo no Estado do Paraná, a fim de estimular seu desenvolvimento profissional nas diferentes áreas de atuação – Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção.

O manual explica as modalidades de registro e situações como licença e cancelamento do registro, esclarece quais são os deveres do profissional (pontos como pagamento da taxa de anuidade, eleição e voto obrigatório e obrigatoriedade de identificação profissional) , explica os requisitos e condições para a atuação, o código de ética e o sistema de fiscalização do CFBio e CRBios. A norma especifica as áreas de atuação do Biólogo como meio ambiente e biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção, além de áreas específicas como licenciamento ambiental, gestão ambiental, controle de vetores e pragas sinantrópicas, análises clínicas, paisagismo, entre outras. A publicação dessas portarias podem ser conferidas aqui.

DSCN1164