CRBio-07 participa de reunião sobre controle de pragas urbanas, em Curitiba

17 de outubro de 2017

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, em Curitiba, sediou a primeira reunião conjunta dos Conselhos que atuam na área de Saúde, para discutir atividades dos Responsáveis Técnicos de Empresas Controladoras de Vetores e Pragas, no dia 10 de outubro. A reunião teve como objetivo principal a discussão sobre a Norma Técnica para Empresas Especializadas no Controle de Vetores e Pragas Urbanas, Resolução SESA nº 374/2015; Risco de intoxicações; Carga horária mínima do profissional e Responsabilidade Técnica.

Estiveram presentes a representante da Coordenação da Divisão de Vigilância Sanitária em Serviços – DVVSP – Luciane Otaviano de Lima; representantes da 2ª RS, CVSA/SMS e dos Conselhos de Classe CRBio-07, CREA, CRF, CRQ CRMV e Associação Paranaense dos Controladores de Pragas e Vetores (APRAV).

Segundo o representante do CRBio-07 na reunião, Conselheiro Secretário Paulo Luciano (CRBio 50.303/07-D), é importante a participação do profissional Biólogo neste segmento, amparado pela Resolução nº 348/2015 do CFBio, que estabelece requisitos mínimos para o exercício profissional na área.

Ele destaca, ainda, a importância da atuação do Biólogo, profissional que tem formação específica para melhor assessorar e orientar o controle eficaz das pragas, pois detém conhecimento sobre a biologia de vida dos vetores e pragas, podendo identificar espécies, seus predadores naturais, e determinar métodos para um controle racional e respeitoso ao Meio Ambiente.

Devido à importância do tema e à necessidade de um trabalho profissional técnico e multidisciplinar junto aos demais Conselhos de classe, outras reuniões serão agendadas para a continuidade dos pontos elencados.