CRBio-07 participa da inauguração de Laboratório de Biologia Molecular

10 de janeiro de 2017

O presidente do Conselho de Biologia do Paraná (CRBio-07), Jorge Augusto Callado Afonso, participou da inauguração do Centro de Medicina Tropical da Tríplice Fronteira e do Laboratório de Biologia Molecular realizado na manhã desta terça-feira, dia 10, em Foz do Iguaçu.

“Esse laboratório é estratégico não só para o diagnóstico, mas, também, para a prevenção de doenças tropicais e conta com a expertise dos Biólogos atuando em suas atividades. Isso reforça a presença da categoria nas áreas de saúde, biotecnologia e meio ambiente”, afirma o presidente do CRBio-07, que prestigiou a cerimônia de inauguração.

O novo laboratório de Biologia Molecular poderá identificar, em menos de uma hora, se mosquitos Aedes aegypti capturados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município estão infectados com o vírus de doenças como a dengue, a zika e a febre chikungunya.

Essa identificação será importante porque vai possibilitar que a prefeitura desencadeie ações de prevenção em áreas de risco em até 48 horas após a captura, evitando que o mosquito transmita a doença. Hoje, essa análise é feita em Curitiba e os resultados demoram de um a seis meses para ficarem prontos.

O primeiro Centro de Medicina Tropical da Região Sul e o único do País com capacidade para realizar análise de amostras de material genético humano e animal é uma realização do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), em parceria com a Itaipu Binacional e a prefeitura de Foz do Iguaçu.

Fonte: com informações da Assessoria de Comunicação Social do HMCC e Itaipu