Conheça dez museus de ciência para visitar virtualmente

15 de setembro de 2021

“Entrada” do ambiente virtual do Ecomuseu de Itaipu. 

A pandemia da covid-19 gerou grandes impactos no funcionamento de museus de ciência. Com a adoção de medidas de prevenção ao contágio e a impossibilidade de realização de visitas presenciais, os museus pararam totalmente suas atividades.

No entanto, alguns oferecem ao público visita virtual aos seus acervos. O conteúdo disponibilizado vai de fotos e vídeos a tour 360°. Conheça dez deles, todos situados no Brasil.

ECOMUSEU DE ITAIPU

Ao acessar a plataforma, o visitante poderá percorrer os corredores e salas de exposição do Ecomuseu, conhecer detalhes do acervo e saber mais sobre a história da região, desde os primeiros habitantes, o processo de ocupação da terra, até a construção da usina de Itaipu.

Entre os destaques do passeio estão uma sessão do Ciência na Esfera, com imagens animadas da Terra e de outros planetas, fotos, maquetes, depoimentos de pioneiros e artefatos arqueológicos. Placas informativas instaladas em diferentes pontos do Ecomuseu também poderão ser acessadas – basta clicar no ícone que aparece na tela.

:: Visite

MUSEU DA CIÊNCIA E TÉCNICA DA ESCOLA DE MINAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

O acervo do museu é composto desde peças de história natural a peças que atestam o pioneirismo científico e tecnológico observados nos Setores de Mineralogia, Mineração e o de Metalurgia. Além de outros setores, como os de Física, Química, Topografia e Desenho Técnico, sem as quais as ciências mínero-metalúrgica não teriam evoluído.

:: Visite

MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP

Por meio de um tour virtual pelo computador, tablet ou smartphone, o visitante pode conhecer a exposição “Biodiversidade – conhecer para preservar” em um passeio 360°.

“O MZUSP tem um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre papel crucial no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global”, diz o site.

:: Visite

MUSEU DE ZOOLOGIA VIRTUAL

O MDBio é um projeto desenvolvido pela equipe do Museu de Zoologia do Instituto de Biologia da Unicamp, que oferece conteúdo educativo aberto, online, sobre a biodiversidade animal na forma de vídeos, fotos e textos.

“Em tempos de distanciamento social, esperamos aguçar sua curiosidade e atrair estudantes, professores, educadores e pais que buscam na internet recursos educativos sobre os animais e a ciência por trás deles, conscientizando a todos sobre a conservação do meio ambiente. Esperamos também contribuir de forma positiva para o aprendizado de toda a família”, diz o texto de apresentação.

:: Visite

MUSEU DO AMANHÃ

A exposição “Pratodomundo – Comida para 10 bilhões” oferece um passeio pelos desafios da alimentação do futuro. Nela, o visitante planta, colhe, semeia e monta o prato do seu conhecimento. Salvaguarda da dignidade humana, a garantia de comida à mesa para 10 bilhões de bocas é a nova face desse desafio milenar.

:: Visite

MUSEU DO CERRADO

A plataforma oferece ao visitante acesso a conteúdos em vários temas, entre eles a biodiversidade, a cultura e até mesmo a paleontologia.

As exposições virtuais que o visitante irá encontrar são: Cerrado em aquarela; Por que o sapo não lava o pé?; Perto de muita água, tudo é feliz; Colheita Dourada: A arranca capim no gerais do Jalapão (TO); Um Campo Grande e… Florido: A beleza das flores do Cerrado da Cidade Morena.

:: Visite

MUSEU NACIONAL

Em 2 setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções destruiu grande parte do acervo de mais de 20 milhões de itens do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, o mais antigo museu natural do Brasil – três meses antes do incêndio havia completado duzentos anos. Um tour virtual permite ao visitante conhecer os grandes destaques da coleção e imagens das salas onde estavam exibidos.

:: Visite

MUSEU OCEANOGRÁFICO UNIVALLI

O Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), ou MOVI, localizado no Balneário Piçarras em Santa Catarina, é considerado o maior museu deste tema no continente americano e o terceiro maior do mundo. Seu acervo é composto por mais de 200 mil peças e exposições e, pelo menos 1% dele, oferece ao visitante um vislumbre da biodiversidade marinha brasileira.

O museu oferece ao visitante a exploração em 360° a suas instalações.

:: Visite o museu
:: Acesse o acervo

MUSEU VIRTUAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

O espaço virtual oferece acesso a exposições fixas, como “Vida de Inseto: O mundo secreto” e “Aves da UnB: A diversidade dos pássaros do Cerrado”, e sessões voltadas para outras áreas do conhecimento, como sismologia e geociência.

:: Visite

PLANETA INSETO

O Museu do Instituto Biológico, com a exposição Planeta Inseto, mostra a importância desses organismos e seu universo particular. A exposição retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.

O Planeta Inseto é o único jardim zoológico de insetos do Brasil e da América Latina, autorizado pelo Ibama e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

:: Visite