Comitê de arborização já analisou 212 planos municipais no Paraná

17 de outubro de 2017

Dois anos e seis meses após o início das atividades, em março de 2015, o Comitê de Trabalho Interinstitucional para Análise dos Planos Municipais de Arborização Urbana no Estado do Paraná apreciou 212 planos em um total de 22 reuniões. Desses municípios, 118 tiveram seus planos reprovados, 90 receberam o documento de volta para complementar dados e quatro foram aprovados.

A ação conta com o apoio de um comitê técnico formado por representantes do Conselho Regional de Biologia do Paraná – CRBio-07, Sanepar, Copel, CREA-PR, Embrapa Florestas, IAP e Emater, que analisa e dá pareceres sobre os planos apresentados pelos municípios.

Os três representantes do CRBio-07 no Comitê são o Biólogo Yedo Alquini (5.076/07-D), Paulo Luciano da Silva (50.303/07-D) e Vinícius Abilhoa (9.978/07-D).

Histórico
A necessidade de que os 399 municípios paranaenses elaborem e executem seus planos levou o MP-PR a instituir o Comitê de Trabalho Interinstitucional para Análise dos Planos Municipais de Arborização Urbana no Estado do Paraná.

Em 2012, o grupo – formado inicialmente por técnicos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Companhia Paranaense de Energia (Copel), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Florestas), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) – elaborou um manual com o objetivo de subsidiar as prefeituras na elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana.

Após prazo estabelecido pelo MP-PR, os municípios encaminham seus planos para análise na Procuradoria do Estado, em Curitiba. Cumpridos requisitos mínimos dispostos no manual, o documento segue para parecer técnico do Comitê de Trabalho.