Brasil é foco mundial das atenções para ODS relacionados à água

10 de abril de 2019

O Brasil é um dos grandes protagonistas mundiais quando o assunto é a água. O país possui 12% das reservas de água doce do planeta e 53% dos recursos hídricos da América do Sul, além de contar com um volume de água por habitante 19 vezes maior em relação ao mínimo estabelecido pela ONU. Por conta disso, o país é um grande foco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) propostos pela ONU relacionados à água. Estão entre eles o ODS 6, que trata sobre a gestão da água potável e saneamento básico e o 14, relacionado ao uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos (Leia mais sobre o assunto na BIOPARANÁ 38).

Ariel Itaipu

O superintendente de Itaipu, Ariel Scheffer, debate o envolvimento da comunidade no cumprimento dos ODS relacionados à água 

Crédito: Divulgação Itaipu

O Brasil oficializou sua atuação nesse segmento com a sanção da Lei das Águas (Lei federal nº 9.433/1997), que estabeleceu que o recurso é um bem público, com gestão descentralizada, e que o consumo por humanos e animais deve ser prioritário em situações de escassez.

“Desde 1997, o Brasil vem implementando novas leis específicas para os recursos hídricos e políticas públicas bem estruturadas que são modelos para muitos países”, afirma o Biólogo Ariel Scheffer da Silva (09.129/07-D), superintendente de Gestão Ambiental de Itaipu.

Confira a matéria completa na revista BIOPARANÁ 39.