BIOPARANÁ: Biólogos se destacam em pesquisas sobre o câncer

10 de agosto de 2018

Em busca de tratamentos mais efetivos e de ações preventivas para o câncer, um conjunto de doenças que têm em comum crescimento e multiplicação anormais e desordenados de células, pesquisadores de múltiplas áreas do conhecimento trabalham em institutos, laboratórios de pesquisa e hospitais. Segundo levantamento divulgado em abril de 2018 pelo Observatório de Oncologia, o câncer já é a principal causa de morte em 10% dos municípios brasileiros e, se nada for feito, em 2029, deve se tornar a primeira causa de mortalidade no país.

No desenvolvimento de ações integradas para a prevenção e controle do câncer, destaca-se o profissional Biólogo, que, em função de sua ampla formação, pode contribuir em vários aspectos, como a genética, a biologia celular e molecular, a bioinformática, a microbiologia e a epidemiologia. Os Biólogos também atuam no ensino e capacitação de futuros profissionais, especialmente em programas de pós-graduação.

O caminho mais comum para um Biólogo ingressar em pesquisas sobre o câncer é a trajetória acadêmica, que pode se iniciar ainda durante o curso de graduação, por meio de estágios e iniciação científica, seguido da pós-graduação, em programas de mestrado e doutorado. Depois do processo de formação, o destino de muitos profissionais acaba sendo a prestação de concursos em instituições de pesquisa e ensino públicas, onde, após o ingresso, poderão ter seus próprios grupos de pesquisa e se dedicar a estudar algum aspecto da doença.

Leia a matéria completa na BIOPARANÁ 36

Dr Tiago

O Biólogo Tiago Góss dos Santos tem se dedicado a estudar a forma como o câncer pode agir individualmente em pacientes
Crédito: A.C.Camargo Cancer Center