Biólogos recebem o Nobel de Medicina por descoberta sobre receptores de temperatura e tato

5 de outubro de 2021


Ardem Patapoutian e David Julius são dois novos Biólogos a figurar na lista de ilustres pesquisadores das Ciências Biológicas premiados com o Nobel de Fisiologia ou Medicina. A premiação foi anunciada na segunda-feira, dia 4 de outubro, pela Academia Real das Ciências da Suécia. Os cientistas foram premiados em razão de suas descobertas sobre receptores de temperatura e toque no corpo humano e dividirão o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$6,1 milhões).

Patapoutian, Biólogo molecular especializado em transdução sensorial, usou células sensíveis à pressão para descobrir uma nova classe de sensores que respondem a estímulos mecânicos na pele e órgãos internos.

Julius, bacharel em Ciências da Vida e doutor em Bioquímica, utilizou a capsaicina, um composto pungente da pimenta malagueta que induz uma sensação de queimação, para identificar um sensor nas terminações nervosas da pele que responde ao calor.

As descobertas explicam como o calor, o frio e o toque podem iniciar sinais em nosso sistema nervoso. Em um comunicado, o Instituto Karolinska, que escolhe os ganhadores do Nobel de Medicina, afirma que essas descobertas são revolucionárias e levaram “a um rápido aumento em nossa compreensão de como nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos. Os laureados identificaram elos essenciais que faltavam em nossa compreensão da complexa interação entre nossos sentidos e o meio ambiente”.

“Os canais identificados são importantes para muitos processos fisiológicos e condições de doença”, diz ainda a nota. Esse conhecimento está sendo usado para desenvolver tratamentos para várias doenças, incluindo dores crônicas.