Biólogos da UEL e da UEM ganham destaque por sua atuação na área científica

23 de novembro de 2020

Biólogos Angelo Antonio Agostinho e Mario Luis Orsi 

Dois Biólogos, professores e pesquisadores, receberam destaque por sua atuação em pesquisa científica, um da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e outro da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O Biólogo Angelo Antonio Agostinho (CRBio 8.440/07-D), professor e pesquisador da UEM, foi considerado um dos cientistas mais influentes do mundo, de acordo com estudo publicado no periódico PLOS Biology. Agostinho, que ganhou esse destaque por sua atuação em Ciências Pesqueiras, é mestre em Zoologia, doutor em Ecologia e docente voluntário no Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA-UEM). Foi coordenador científico do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) por 28 anos. O Biólogo também foi conselheiro do Conselho Regional de Biologia da 7ª Região – CRBio-07.

Já o Biólogo Mario Luis Orsi (CRBio 17.332/07-D) integra o Grupo de Avaliação Técnica (GAT), do Programa Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – Pró-Espécies, do Ministério do Meio Ambiente. São ações previstas pelo GAT a elaboração de protocolos de avaliação de risco sobre espécies, detecção de impactos e formação técnica de gestores e agentes públicos e privados. O Biólogo é mestre em Biologia, doutor em Zoologia e atua no Laboratório de Ecologia de Peixes e Invasões Biológicas da UEL. Mario Orsi também foi conselheiro do CRBio-07.

Esse reconhecimento mostra a relevância da atuação científica de Biólogos do Paraná e traz significativa valorização para a profissão.

* Com informações de Maringá Post e CGN