Biólogo luso-brasileiro é aceito na mais restrita sociedade para pessoas de QI alto

28 de janeiro de 2022

Nascido no Brasil e descendente de portugueses, o Biólogo Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é o mais novo membro da Triple Nine Society, a sociedade para pessoas com QI elevado mais restrita do mundo. Por ela é aprovado apenas quem possui QI percentil 99,9.

Fabiano possui esse percentil, que equivale a 155 na escala Wechsler (média estatística 100, desvio padrão 15) e a 188 pontos com o cálculo desvio padrão 24. Ele já era membro da Mensa Internacional e da Interfel. A primeira só aprova quem mede pontuações acima de 98 de percentil nos testes de QI e a segunda exige que a pontuação do aprovado seja acima de 99 pontos de percentil.

“O fato interessante dessas sociedades é a interação com membros e pessoas incríveis, algumas das quais que estão a mudar o mundo. O que quero com isso é encontrar pessoas com quem eu possa interagir de forma plena e honesta. Não quero competições nem comparações, quero ter comigo pessoas com caráter, moral e capacitadas para que possamos tentar melhorar o mundo, a nossa sociedade”, afirma Fabiano.

O currículo do profissional é extenso. Além de possuir licenciatura em Biologia, ele também é: pós-doutor em Neurociências; doutor em Neurociências; mestre e doutor em Ciências da Saúde nas áreas de Neurociências e Psicologia; mestre e doutor em Psicologia da Saúde; mestre em Psicanálise; Historiador; Antropólogo; Filósofo; Jornalista e escritor, com formações em Psicologia e Neuropsicologia e Formação Avançada em Nutrição Clínica. Além das formações acadêmicas, é membro e sócio do CPAH, Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede no Brasil. Também é chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University Internacional.

Como cientista, tem mais de seis descobertas, mais de cem artigos científicos publicados e mais de 500 artigos na imprensa. A maioria dos seus estudos são sobre inteligência, já que acredita que o desenvolvimento da região no cérebro da inteligência implica nas chances menores de problemas comportamentais.