Biólogo ganha Nobel de Medicina por pesquisa sobre genomas de hominídeos e evolução

3 de outubro de 2022

O Biólogo sueco Svante Pääbo foi o vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2022 por suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana. O vencedor foi anunciado nesta segunda-feira (03/10) e receberá 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$4,8 milhões), além de um diploma e uma medalha.

Ele sequenciou o genoma do Neandertal, um parente extinto dos humanos atuais, e fez a descoberta de um hominídeo anteriormente desconhecido, Denisova. Também descobriu a ocorrência de uma transferência de genes desses hominídeos para o Homo sapiens após a migração para fora da África há cerca de 70 mil anos. Esse antigo fluxo de genes para os humanos atuais tem relevância, afetando a forma como o sistema imunológico reage a infecções, por exemplo.

A pesquisa de Pääbo originou uma disciplina científica totalmente nova, a paleogenômica. “Ao revelar diferenças genéticas que distinguem todos os humanos vivos dos hominídeos extintos, suas descobertas oferecem a base para explorar o que nos torna exclusivamente humanos”, diz o comunicado da Assembleia Nobel do Instituto Karolinska de Estocolmo, responsável pela homenagem.

Biografia

Svante Pääbo nasceu em 1955 em Estocolmo, Suécia. Defendeu sua tese de doutorado em 1986 na Universidade de Uppsala e fez pós-doutorado na Universidade de Zurique, Suíça e, posteriormente, na Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA. Tornou-se professor na Universidade de Munique, Alemanha, em 1990. Em 1999, fundou o Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva em Leipzig, Alemanha, onde ainda está ativo. Ele também ocupa o cargo de professor adjunto no Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, Japão.

O pai de Pääbo, bioquímico Sune Bergström, também recebeu o Nobel Fisiologia ou Medicina em 1982 por pesquisas sobre as prostaglandinas e substâncias biologicamente ativas relacionadas.

:: Conheça a pesquisa