O Biólogo Sérgio Lucena Mendes (03.011/02-D), diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA (antigo Museu de Biologia Prof. Mello Leitão) e associado da ONG Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica – IPEMA-ES, é um dos 16 ganhadores do Prêmio “Faz Diferença”. A iniciativa do jornal O Globo, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), chega à 15ª edição.
A lista de indicados foi feita pelos jornalistas, e o voto popular selecionou as personalidades que mais se destacaram em cada segmento. A eleição de Sérgio Lucena é um reconhecimento da importância do trabalho dos biólogos à sociedade.
O anúncio da premiação pelo jornal O Globo ocorreu em 17 de fevereiro. O Biólogo, doutor em Ecologia e professor universitário (UFES), foi destaque na categoria ‘Sociedade/Ciência e Saúde’.
A conservação ambiental, em especial dos primatas, é um dos destaques de seus estudos. Com apoio de diversos pesquisadores, Lucena criou a iniciativa “Sentinelas da Mata”, para monitorar óbitos de macacos e mapear a rota do vírus da febre amarela.
Ele também coordena um projeto sobre o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, cujo intuito é a conservação de uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo.
“O mais importante é dar visibilidade às iniciativas que podem salvar vidas, tanto de humanos como de primatas, e seguir na busca pela conscientização da população e da importância da conservação da natureza”, diz o Biólogo, sobre o reconhecimento.
Com informações da Central Press