Conselho Regional de Biologia da 7ª Região - Paraná

Compartilhar Edição

ServiçosTítulodeEspecialista

Título de Especialista

O Biólogo regularmente habilitado e em dia com as suas obrigações perante o CRBio, poderá requerer o título de Especialista em uma ou mais áreas das Ciências Biológicas desde que tenha:

 - realizado curso de pós-graduação “strictu senso” possuindo, no mínimo, o título de mestre na área da especialidade, conferido por universidade ou instituição credenciada ou,

 - tenha realizado curso de especialização com carga horária mínima de 720 horas, considerando-se as horas-aulas e os trabalhos de campo, experimental e de gabinete, bem como atender às exigências dos Conselhos Federais de Biologia e de Educação e ainda a exigência de um trabalho de conclusão ou,

 - tenha experiência profissional, devendo comprovar o exercício de atividades nessa especialidade por um período total mínimo de 5 (cinco) anos.

 

INSTRUÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA:

a) Requerimento solicitando o Título de Especialista especificando área de concessão;

b) Curriculum Vitae documentado;

c) Cópia do Diploma e Histórico da Graduação, Pós-Graduação, Especialização, Strictu Sensu, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado; Experiência na área, comprovada via Carteira de Trabalho;

c) Carteira Profissional de Biólogo (livro azul);

d) Cópia do Pagamento da Taxa no valor de R$ 266,82 feito através de boleto que deverá ser solicitado via e-mail crbio07@crbio07.gov.br;

IMPORTANTE: Os títulos de Especialistas registrados nos CRBios têm validade por tempo indeterminado. A referida inscrição no quadro de Especialistas nos CRBios implicará na expedição e Certificado e anotação da Especialidade na Carteira de Identificação Profissional de Biólogo, e pagamento de taxa de título de especialista.

 

ÁREAS EM QUE SE PODE SOLICITAR O TÍTULO DE ESPECIALISTA

Especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Biologia para efeito de Registro de Qualificação de Especialista nos CRBios:

 Análises Clínicas Embriologia
 Anatomia Humana Ensino de Ciências Biológicas
 Bioclimatologia Espeleobiologia
 Bioestatística Etologia
 Biofísica Fisiologia
 Biogeografia Fitoquímica
 Biologia Celular e/ou Molecular Genética
 Biologia Econômica Hematologia
 Biologia Marinha e/ou Oceanografia Biológica Hidrobiologia
 Biologia Sanitária e/ou Ambiental Histologia
 Bioquímica Imunologia
 Biotecnologia Limnologia
 Botânica Microbiologia
 Citologia Paleontologia
 Controle Biológico Parasitologia
 Ecologia Planejamento e Gerenciamento Ambientais
 Ecotecnologia Saúde Pública  e/ou escolar
 Ecotoxicologia Virologia
 Educação Ambiental Zoologia
 Citogenética Humana* Genética Humana e Molecular*

*Somente reconhecidas mediante apresentação de títulos emitidos pela Sociedade Brasileira de Genética.

NOTA 1: O prazo para realização processo de  concessão de Título de Especialista é de até 20 dias úteis. A contagem somente inicia-se após o recebimento de todos os documentos exigidos. Toda a documentação exigida para o processo deverá ser encaminhada via Correios ou protocolada no CRBio-07. O CRBio-07 não se responsabiliza por extravio ou eventuais danos causados pelo transporte dos documentos enviados via Correios.  Apenas o pagamento da taxa inerente ao processo não configura a efetiva concessão do título de especialista. Alertamos que, em hipótese alguma, haverá devolução de taxas.

OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO ABAIXO:

Resolução nº 17/1993 - "Dispõe sobre normas e procedimentos para a concessão do título de Especialista em Áreas das Ciências Biológicas ".

Resolução nº 06/2000 - "Adendo a Resolução nº 17/93, que dispõe sobre normas e procedimentos para a concessão do Título de Especialista em Áreas das Ciências Biológicas. ".